Dieta da Sopa – 4 passos para perder peso.

Dieta da Sopa

Você pode ser capaz de fazer uma variedade da dieta da sopa para ajudar a eliminar o excesso de peso. Existem vários tipos de dietas baseadas em sopa.

Algumas dietas de sopa, assim como a dieta da sopa de repolho, promove a eliminação de peso rápido e em curto prazo; porem, algumas dietas à base de sopa devem ser seguidas a longo prazo, por que a eliminação de peso é mais demorada e gradual. 

Seguir as diretrizes recomendadas pode permitir que você elimine o excesso de peso. Revise os diferentes tipos de dietas de sopa e escolha o que é mais adequado para você.

Veja quando você deve tentar isso? para saber mais sobre quando dietas de sopa podem ser uma boa opção para perda de peso.

4 – Passos para perder peso com a dieta da sopa:

Passo 1 ( Preparatório ):

Consulte seu médico. É de suma importante que antes de começar qualquer programa de perda de peso,consultar seu médico. Eles são aptos de analisar quaisquer planos de dieta que você tem e avisá-lo se eles são seguros para você.

  • Informe o seu médico sobre a sua perda de peso desejada, nutrição e plano de exercícios. Pergunte-lhes se isso será seguro e apropriado para suas condições de saúde atuais.
  • Pergunte ao seu médico se ele têm alguma informação extra para perda de peso. Eles são habilitados para lhe fornecer alguns recursos extras que irá auxiliar na sua perda de peso.


Consulte um nutricionista. 
Outro profissional de saúde para se encontrar é um nutricionista registrado. Esses profissionais de nutrição serão capazes de guiá-lo para sua perda de peso.

  • Troque informações com seu nutricionista a respeito da perda de peso. Explique sobre seus objetivos do seu plano de dieta à base de sopa.
  • O nutricionista também pode ajudá-lo a escrever planos de refeição ou ensiná-lo a ler os rótulos para ter certeza de que está escolhendo sopas saudáveis.


Estabeleça metas razoáveis. 
Como qualquer plano para eliminar peso, é importante definir metas para você mesmo. Esses planos de curto e longo prazo irão ajudar a mantê-lo motivado no processo de perda de peso.

  • Tente fazer seus objetivos razoáveis. Perder grandes quantidades de peso muito rapidamente provavelmente não é razoável.
  • Também verifique se você está sendo realista sobre quanto tempo você pode seguir sua dieta e plano de exercícios.
  • Se você tiver um objetivo de longo prazo (como um maior valor de eliminação de peso), defina metas menores e de mais curto prazo que levem a ele.


Escreva um plano de refeições. 
Tenha um plano de refeições semanais específico pode ajudar a manter sua dieta e resultar em perda de peso.

  • Escolha uma dieta específica para seguir primeiro. Isso ajudará você a descobrir o que incluir ou o que deixar de fora do seu plano de refeições.
  • Anote notas para uma semana inteira de refeições. Inclui café da manhã, almoço, jantar, lanches e bebidas.
  • Também pode ser útil redigir uma lista de compras especifica para manter o foco no mercado.

Passo 2 ( Melhor escolha ):

Sopa cenoura


Leia os rótulos dos alimentos. 
Quando você compra qualquer comida embalada ou enlatada, é essencial revisar primeiro o rótulo do alimento. Isto lhe dirá exatamente o que está em sua comida e se é apropriado para sua dieta.

  • Revise as calorias por porção. Dependendo de qual dieta você está seguindo ou se você tem um limite de calorias definido, certifique-se de comprar uma sopa enlatada que se encaixa com seu objetivo. Lembre-se, muitas sopas enlatadas parecem uma porção, mas geralmente são duas a três porções por lata.
  • Escolha sempre os produtos com baixo sódio, se possível. A maioria das sopas enlatadas possuem quantidades altas de sódio. Quando procurar por sopas de baixo teor de sódio – elas podem ser rotuladas como: “baixo teor de sódio”, “coração saudável” ou “escolha saudável”. Muitas dessas opções têm até 50% menos sódio.
  • Revise também a lista de ingredientes. Muitas empresas de sopa estão tentando ter ingredientes mais naturais e menos processados. Revise o rótulo para ver exatamente quais tipos de alimentos são usados ​​em sua sopa enlatada.

Troque uma ou duas refeições por sopa enlatada. Dependendo da dieta específica que você está seguindo, ou de como você deseja criar sua própria dieta à base de sopa, troque uma ou duas de suas refeições por sopa.

  • Muitas pessoas optam por ter uma sopa enlatada para almoço e jantar. Estas são as refeições mais fáceis e sensatas para se ter sopa.
  • A troca de duas refeições por sopa pode resultar em perda de peso mais rápida, pois o total de calorias diárias pode ser menor; No entanto, isso depende de quais sopas você escolher e quantas calorias elas são.

Escolha as sopas à base de caldo. Quando você for ao supermercado, você terá uma variedade de sopas enlatadas. de preferencia para sopas à base de caldo para a sua dieta.

  • Sopa a base de caldo é baixo em calorias e gorduras. Tente evitar as sopas cremosas. Estes normalmente são mais ricos em gordura e calorias devido ao creme ou manteiga que é usado na fabricação.

Escolha uma sopa que tenha pelo menos 3 g de fibra. Uma sopa de fibra superior é uma escolha melhor em comparação com sopas de baixo teor de fibras. Eles podem mantê-lo completo por mais tempo e são melhores para sua digestão.

  • Revise o rótulo para a fibra total. Está listado em hidratos de carbono no painel do fato nutricional. Certifique-se de ajustar o número de acordo com quantas porções você está tendo.
  • Sopas que são feitas com lentilhas, feijão e legumes normalmente contêm mais fibras.
  • A fibra é uma parte essencial de uma dieta nutritiva. Pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo e ajuda a prevenir a constipação e o câncer colorretal.


Procure marcas com baixas calorias ou versões “saudáveis”. 
Muitas empresas de sopa hoje estão projetando dietas para sopa para suas linhas especiais de sopas “mais saudáveis”.

  • Muitas vezes, essa linha especial terá menos calorias, menos gordura e menos sódio por porção do que as linhas regulares de sopa.
  • Cada marca terá seu próprio nome para suas sopas mais saudáveis. Eles podem ser listados como “de baixa caloria”, “saudável para o coração”, “escolha inteligente” ou “escolha saudável”.

Coma um café da manhã nutritivo. Quando você está seguindo uma dieta de sopa enlatada, você provavelmente não está substituindo o café da manhã pela sopa. Se você não for, planeje uma refeição nutritiva e “amigável à dieta” para mantê-lo em dia com sua perda de peso.

  • É muito recomendado ter um café matinal rico em proteínas e alta quantidade de fibras. Tanto a proteína magra quanto a fibra fazem com que você se sinta satisfeito por mais tempo e apoiará sua perda de peso.
  • Exemplos de alto teor de proteína, elevado teor de fibra da-manhã incluem: um waffle integral com uma colher de sopa de manteiga de amêndoa e banana de 1/2, 3/4 de copo de farinha de aveia com frutos secos, dois ovos mexidos com vegetais refogados e baixo teor de gordura ou um queijo xícara de queijo cottage e frutas.

Passo 3 ( Hora de comer ) :

Substitua as refeições dando preferencia a uma sopa de repolho. Dependendo da dieta da que você segue, você pode optar por substituir todas ou somente algumas de suas refeições pela sopa de repolho.

  • Algumas dietas sugerem que você só coma uma mistura de frutas, vegetais e sopa nos primeiros dias. Em seguida, a carne e outros alimentos são lentamente adicionados de volta.
  • Outras dietas sugerem concluir a troca de duas a três refeições com sopa de repolho durante os primeiros dias e depois adicionar outros alimentos lentamente.
  • Além disso, algumas das dietas sugerem a ingestão da sopa de repolho antes de uma pequena refeição para ajudar a enchê-lo com a sopa cheia de vegetais e baixa caloria.


Melhor opção é cozinhar a sopa de repolho. 
Possuem diversas variações de dietas com base na sopa de repolho. Opte por um programa de dieta onde a receita de sopa de repolho seja mais agradável para você.

  • Receitas com base na dieta de sopa de repolho mais comuns possuem uma variedade de legumes, grandes quantidades de repolho, água ou caldo e suco de tomate.
  • Alguns recomendam temperos diferentes ou fornecem sugestões de tempero para ajudar a tornar a sopa mais saborosa ou palatável.
  • Como a maioria das dietas de sopa de repolho sugere a ingestão de grandes quantidades dessa sopa, talvez seja necessário fazer vários lotes ou um lote muito grande de sopa.


Coma refeições nutritivas. 
Se você puder incluir algumas refeições em sua dieta de sopa de repolho, escolha refeições de baixo teor calórico e nutritivas para complementar sua dieta.

  • As refeições devem variar entre 300 – 500 calorias no total. Isso dependerá de qual dieta você está seguindo e do seu total diário de calorias permitido.
  • Certifique-se de incluir proteína magra, frutas, legumes e grãos integrais. Estes alimentos juntos formam uma refeição equilibrada.

Beber muita água. Além de ser uma escolha saudável, muitas dietas de sopa de repolho não permitem quaisquer outras bebidas fora de líquidos sem açúcar e descafeinados.

  • A maioria dos profissionais de saúde recomenda que você beba entre oito e 13 copos de água por dia.
  • Fique com as bebidas permitidas durante a sua dieta. Estes incluem tipicamente: água, chá e café descafeinado sem açúcar, 100% de sumo de amora ou 100% de sumo de tomate.


Esteja ciente dos efeitos colaterais. 
Algumas das dietas da sopa de repolho promovem dietas muito baixas em calorias e muito baixas em carboidratos. Isto é especialmente verdade nos primeiros dias. Alguns efeitos colaterais ou sintomas desconfortáveis ​​podem ocorrer por causa disso.

  • Efeitos colaterais típicos incluem: dores de cabeça, tontura, fraqueza e dificuldade para se concentrar.
  • Geralmente, esses sintomas desaparecem quando você está comendo mais normalmente ou adiciona mais alimentos à sua dieta.
  • Se os sintomas piorarem ou estiverem afetando suas atividades diárias, consulte um médico imediatamente e interrompa a dieta.

Passo 4 ( Atenção ):

Tente dietas de sopa se você não tiver restrições alimentares. Para a maioria das pessoas que não têm restrições alimentares atuais, as dietas para sopa podem ser seguras e eficazes. Por outro lado, se você tem restrições alimentares existentes – especialmente aquelas que lidam com os níveis de sódio – você pode querer evitar dietas de sopa enlatada e de repolho.

  • As sopas são notoriamente altas em sódio. Você pode escolher opções caseiras e de baixo teor de sódio para reduzir sua ingestão de sal, mas se o seu corpo tiver problemas para processar o sódio, é melhor evitar completamente as dietas da sopa.
  • A insuficiência cardíaca congestiva, a cirrose e a doença renal crônica dificultam o processamento de sódio pelos rins. Além disso, o excesso de sódio pode realmente contribuir para doenças cardíacas, derrame, doença renal e insuficiência cardíaca congestiva.
  • Além disso, a dieta da sopa de repolho e outras dietas de sopa com baixo teor de carboidratos são consideradas perigosas para indivíduos com diabetes.Pessoas com diabetes precisam estar em um padrão fixo de refeições, no qual os carboidratos são consistentes em cada refeição. Se você tem diabetes, você não deve tentar qualquer dieta de “moda passageira”.


Considere uma dieta de sopa depois de consultar o seu médico. 
Embora as dietas para sopas não apresentem um sério risco para a maioria dos indivíduos saudáveis, é sempre uma ótima ideia visitar seu médico antes de começar um programa importante de perda de peso incluindo este. Conversar com o seu médico é muito importante se você tiver alguma condição pré-existente, mas ainda é uma ótima ideia, mesmo se você não tiver problemas conhecidos.

  • Seu médico deve ser capaz de trabalhar com você para determinar se uma dieta de sopa é uma boa escolha para suas necessidades de saúde. Além disso, seu médico também pode ajudá-lo a determinar a maneira mais segura de tentar uma dieta de sopa.
  • Procurar aconselhamento de um nutricionista qualificado também é uma boa idéia, mas de preferencia em consultar seu médico primeiro. Seu médico irá ajudá-lo a determinar se a dieta é segura para você; Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a determinar as opções mais saudáveis ​​para a sua dieta de sopa.

Tente a dieta da sopa com base de repolho para perda de peso a curto prazo. A dieta da sopa com repolho pode ajudá-lo a perder até 4,5 kg em uma semana.Embora a maior parte das pessoas possam seguir essa dieta por uma semana com um risco limitado à sua saúde, é importante que você siga esta dieta por apenas uma semana.

  • Dietas de sopa de repolho são pobres em proteínas, carboidratos complexos e outros nutrientes vitais. Além de perder gordura e peso da água, você provavelmente perderá tecido magro seguindo essa dieta. Como você perderá nutrientes e músculos durante essa dieta, segui-lo por mais de uma semana pode resultar em problemas de saúde moderados a graves.
  • Devido à sua natureza de curto prazo, as dietas da sopa de repolho não têm efeito a longo prazo sobre doenças cardíacas, colesterol ou pressão arterial.
  • Você também deve evitar seguir quaisquer outras dietas da moda extremamente baixa em calorias imediatamente após cessar a dieta da sopa de repolho, uma vez que seu corpo precisará reabastecer os nutrientes perdidos.

Suplementar qualquer dieta de sopa com mudanças de estilo de vida saudável.As dietas de sopa enlatada e de repolho são classificadas como dietas da moda. Embora dietas de sopa enlatada possam oferecer mais benefícios potenciais a longo prazo do que as dietas de sopa de repolho, você deve suplementar uma delas com mudanças de estilo de vida a longo prazo, incluindo escolhas alimentares nutricionais, exercícios moderados e sono adequado.

  • Pode ser fácil recuperar o peso perdido depois de parar sua dieta de sopa. Como tal, depender apenas de dietas de sopa ou outras dietas da moda pode resultar em dietas yo-yo ou ciclos de peso, que podem ter efeitos negativos em sua saúde, incluindo perda de glóbulos brancos, pressão alta, colesterol mais alto e aumento risco de doença da vesícula biliar. Se você optar por seguir uma dieta de sopa, reduza o risco de andar de bicicleta com pesos, mantendo saudáveis ​​escolhas de estilo de vida a longo prazo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*